Paris em Negro

Uma pessoa poderia ver Paris através dos seus famosos pontos turísticos; outra, poderia se encantar com Paris visitando seus famosos restaurantes e apreciando o seu lado gourmet. Sua arquitetura; sua História; seu amor; seu povo…

Eu estou apreciando de uma maneira um tanto escura, não escura no sentido pesado da palavra, mas vendo Paris apenas com tonalidades monocromáticas.

Diz-se que Roma é eterna (Sempiterna Roma). Seus quase 2800 anos de História nos deixaram um legado que cobre a cultura, leis, engenharia, arquitetura, artes da guerra e língua. Tome-se, por exemplo, nossos códigos legais inspirados nos equivalentes Romanos. Tome-se a Via Appia Antica, ainda a rua que pode ser usada como tal por mais de 2000 anos Tome-se os vários aquedutos in diversas partes do mundo que ainda estão em operação.

Quero abrir um parêntesis aqui para uma pequena pergunta: como é possível que estes feitos de engenharia de milhares de anos atrás ainda funcionam enquanto nossas estradas precisam de reparos depois de 2 anos e se tornam intransitáveis depois de 15 anos se não forem constantemente mantidas? Fechar parêntesis.

Também se diz que Paris é a Cidade Luz devido a sua cultura que se parece com um farol a iluminar as mentes, não apenas figurativamente porque ela foi uma das primeiras, senão a primeira, a ter luz noturna em todas ruas.

Embora não tão velha quanto Roma, cerca de 15 séculos mais jovem, Paris ainda é a cidade que emana seu próprio caráter e charme que a faz uma das mais atrativas cidades do mundo. Incrivelmente, ela é 10 vezes menor que Roma e pode ser cruzada pedalando-se com uma das 20.000 bicicletas Velib espalhadas pela cidade em 1,5 horas no sentido Norte-Sul e 2 horas no sentido Leste-Oeste.

Porque eu falo de longevidade das cidades? Recentemente, precisei viajar a Paris para tratar de assuntos familiares mas não tive tempo de aproveitar as belezas ao meu redor porque meu foco estava voltado para minha família.

Mesmo assim, enquanto eu subia e descia das várias linhas de metrô que cruzam a cidade, eu tive pequenas janelas de tempo para tirar algumas poucas fotos que eu decidi dar a elas uma tonalidade noir.

Portanto, eu estou torcendo para que Paris dure mais alguns anos suficientes para que eu tenha a oportunidade de lá voltar e aproveitar tudo o que ela pode oferecer. Vamos combinar uma coisa, porém: espero que não seja dentro dos próximos 1000 anos!…

Espero que você aprecie a marcha do Tempo nas cidades…

Estação de Metrô, Paris, França.

Estação de Metrô, Paris, França.

Em Sèvres, perto de Paris, uma cena noturna.

Em Sèvres, perto de Paris, uma cena noturna.

No metrô de Paris, à noite.

No metrô de Paris, à noite.

Uma caminhante solitária no cemitério (Cimitière du Père Lachaise, Paris, France).

Uma caminhante solitária no cemitério (Cimitière du Père Lachaise, Paris, France).



Select your currency