Paris em Negro
Uma pessoa poderia ver Paris através dos seus famosos pontos turísticos; outra, poderia se encantar com Paris visitando seus famosos restaurantes e apreciando o seu lado gourmet. Sua arquitetura; sua História; seu amor; seu povo…
Eu estou apreciando de uma maneira um tanto escura, não escura no sentido pesado da palavra, mas vendo Paris apenas com tonalidades monocromáticas.
Diz-se que Roma é eterna (Sempiterna Roma). Seus quase 2800 anos de História nos deixaram um legado que cobre a cultura, leis, engenharia, arquitetura, artes da guerra e língua. Tome-se, por exemplo, nossos códigos legais inspirados nos equivalentes Romanos. Tome-se a Via Appia Antica, ainda a rua que pode ser usada como tal por mais de 2000 anos Tome-se os vários aquedutos in diversas partes do mundo que ainda estão em operação.
Quero abrir um parêntesis aqui para uma pequena pergunta: como é possível que estes feitos de engenharia de milhares de anos atrás ainda funcionam enquanto nossas estradas precisam de reparos depois de 2 anos e se tornam intransitáveis depois de 15 anos se não forem constantemente mantidas? Fechar parêntesis.
Também se diz que Paris é a Cidade Luz devido a sua cultura que se parece com um farol a iluminar as mentes, não apenas figurativamente porque ela foi uma das primeiras, senão a primeira, a ter luz noturna em todas ruas.
Embora não tão velha quanto Roma, cerca de 15 séculos mais jovem, Paris ainda é a cidade que emana seu próprio caráter e charme que a faz uma das mais atrativas cidades do mundo. Incrivelmente, ela é 10 vezes menor que Roma e pode ser cruzada pedalando-se com uma das 20.000 bicicletas Velib espalhadas pela cidade em 1,5 horas no sentido Norte-Sul e 2 horas no sentido Leste-Oeste.
Porque eu falo de longevidade das cidades? Recentemente, precisei viajar a Paris para tratar de assuntos familiares mas não tive tempo de aproveitar as belezas ao meu redor porque meu foco estava voltado para minha família.
Mesmo assim, enquanto eu subia e descia das várias linhas de metrô que cruzam a cidade, eu tive pequenas janelas de tempo para tirar algumas poucas fotos que eu decidi dar a elas uma tonalidade noir.
Portanto, eu estou torcendo para que Paris dure mais alguns anos suficientes para que eu tenha a oportunidade de lá voltar e aproveitar tudo o que ela pode oferecer. Vamos combinar uma coisa, porém: espero que não seja dentro dos próximos 1000 anos!…
Espero que você aprecie a marcha do Tempo nas cidades…
No Comments